Roteiros e Percursos

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: LAIS20017
Sigla: RP
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
ANIM 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz
Corpo docente: Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz
Maria Clara Ferreira Canelhas Correia
Pedro Miguel Rebelo Felício

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Identifica, seleciona e recolhe informação no âmbito das temáticas propostas, reconhecendo a credibilidade e
relevância das fontes.
Mobiliza conhecimentos na compreensão de problemáticas e contextos particulares.
Conhece e utiliza de forma adequada diferentes meios de comunicação e informação.
Recolhe e interpreta dados em contexto de trabalho de campo.
Reconhece e identifica a riqueza patrimonial (património natural e construído) de um determinado local.
Desenvolve uma atitude de respeito e o sentido da responsabilidade face ao ambiente.
Propõe e desenvolve projetos de roteiros e percursos para espaços e locais diversificados.
Dinamiza atividades de interpretação do ambiente e de sensibilização para a sua preservação.

Programa

Roteiros e percursos
Âmbito. Limites. Definições, componentes e fases de elaboração
Tipologia de percursos pedestres
Metodologia de preparação e de organização de percursos
Percursos e cotação de dificuldade. Informações prévias e reconhecimento.
Vestuário, material individual e de apoio ao grupo.
Tipologias de acidentes mais comuns
Material básico (individual, colectivo, socorrismo)
Códigos de conduta em meio natural
Elaboração de projectos.
Identificação e motivação de potenciais interessados, sponsors, patrocinadores
Planeamento e divulgação
Cartografia e orientação no terreno
Estratégias de orientação no terreno (espaços urbano e rural)
Identificação, selecção e organização da informação
Identificação de locais pertinentes e critérios de selecção/classificação dos mesmos
Processos de organização de actividades
Produtos e estratégias de divulgação
Património construído, natural e imaterial


Métodos de Ensino

Será privilegiada uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa,
individual ou em grupo. Serão realizadas visitas de estudo e saídas de campo, nomeadamente para atividades
de orientação no terreno, realização de percursos temáticos citadinos, realização de percursos de natureza,
etc. Aos estudantes pede­se que tenham uma participação ativa, interveniente e crítica nas propostas de
trabalho e nas atividades empreendidas; organizem, analisem e interpretem informação oral, visual e escrita;
elaborem relatórios e comuniquem resultados
Avaliação:(a) um relatório individual sobre a participação numa atividade organizada por uma entidade ou
instituição, que inclua um percurso e/ou roteiro (b)um relatório, em grupo, sobre uma das visitas efetuadas no
âmbito da U. C (c)um trabalho de projeto (em grupo) de organização e realização de um percurso com o
respetivo roteiro

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
ALMEIDA, J. A.F. (1976) (coord) – Tesouros Artísticos de Portugal. Porto: Selecções do Reader’s Digest.
BARDIAU, Philippe. “Trekking: randonnées lointaines”. Colecção Solo. Editorial Glénat.
BELO, D. (2008) – Portugal. Olhares sobre o Património. Rio de Mouro: Círculo de Leitores.
CABRAL, F. e TELLES, G. (1999) – A árvore em Portugal. Lisboa: Assírio e Alvim.
CIAN, S. e tal (2001) – O desafio de educar nas áreas protegidas. Lisboa: Instituto d Inovação Educacional.
CARRON, Jean. “L´Alpinisme en 10 leçons”. Libraire Hachette. 1975
DOUILLET, Bruno ; GIANI, Bernard. “Escalade: aprendre, comprendre”. Colecção Solo. Editorial Glénat.
LEOPOLD, A. (2008) – Pensar como uma montanha. Águas Santas: Edições Sempre­em­Pé.
MAGALHÃES; F. (2005) – Museus, Património e Identidade. Porto: Profedições

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